quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

"Com resistência, disciplina e fé os objetivos são alcançáveis", disse Dr. Daladiê Duarte Souza

Filho de Serra Preta, o mais novo de uma família tradicional do Distrito de Bravo, Daladiê Duarte Souza, Diê, como é carinhosamente tratado pelos amigos e familiares, viveu durante sua infância naquele município e hoje, através do estudo, realizou seu sonho, passar no concurso de magistratura, tornando-se Juiz de Direito. 

Diê sempre foi um menino simples e de muitos amigos, apaixonados por cavalos gostava muito de cavalgar e cuidar dos animais, nos finais de semana era onde ele reduzia o stress e se fortalecia para enfrentar a semana árdua de estudos. Em entrevista exclusiva ao Blog da verdade, o recém aprovado no concurso público para o cargo de Juiz de Direito, Dr. Daladiê Duarte Souza relatou a sua rotina de estudo e os caminhos trilhados para alcançar seu objetivo. Confira na íntegra:

"Meu nome é Daladiê Duarte Souza. Tenho 28 anos. Sou filho de Darci Duarte Souza e Manoel Batista de Souza. Estudei o ensino primário na Escola Fonte do Saber e Escola Princesa Isabel, ambas em distrito de Bravo de Serra Preta. Fiz o ensino fundamental no Colégio Intensivo (5ª, 6ª, 7ª séries) e no CERMN (Colégio Estadual Renato Medeiros Neto) concluir a 8ª série. Até o ensino fundamental, a minha prioridade era a diversão, o estudo ficava em segundo plano, entretanto nunca cheguei a fazer recuperação final. Não tinha uma rotina diferente da maioria das outras crianças / adolescentes, ou seja, muita diversão e pouco estudo. Porém, quando tinha entre 12 e 13 anos andava muito na companhia do meu irmão e seus amigos, os quais estavam fazendo vestibular. Essa convivência com pessoas “estudiosas” me fez despertar e passar a ver o estudo como uma ferramenta indispensável para o indivíduo. Aos 14 anos (2002) fui estudar em Feira de Santana para fazer o segundo grau (1ª, 2ª e 3ª séries) e me preparar para o Vestibular. Fui estudar no Colégio Visão. A partir do momento que fui estudar no Colégio Visão, minha rotina passou a ser estudo, estudo e estudo. Estudava em torno de 6 horas por dia. Durante esses três anos que morei em Feira de Santana (2002 a 2004) só fui em uma festa dançante (isso não é correto, pois estudar não significa suprimir diversão, mas apenas restringir). Durante esse período em que estudei no Colégio Visão, a Professora de Português falou uma frase que guardo para sempre comigo: “Quem tem o conhecimento pode até dominar, mas nunca será dominado”. Inicio de 2005 (tinha 17 anos) fiz vestibular pra o Curso de Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e fui aprovado. Comecei o curso no segundo semestre de 2005. Em agosto de 2006 fiz o concurso da Policia Civil do Estado da Bahia para o cargo de Perito Papiloscopista, fui aprovado em 1º Lugar para a Região de Vitória da Conquista. Em 2011 concluí o Curso de Direito. Durante a faculdade, decidi que queria ser Juiz de Direito, pois foi a profissão com a qual mais me identifiquei, em razão das funções que o Magistrado desempenha na sociedade. Durante a faculdade, já estudava focado para atingir meu objetivo, qual seja, ser aprovado no concurso de Juiz de Direito. Estudava em torno de 5/6 horas por dia durante a semana, fim de semana saia com os amigos e reduzia o ritmos dos estudos. Depois que concluir o o Curso de Direito, 2011, passei a estudar com mais afinco para o Concurso da Magistratura, estudava em torno de 8/9 horas por dia (9 as 12; 14 as 17; 19 as 22), sendo que final da semana diminuia o ritmo. Em 2012 fiz um curso telepresencial para o concurso da magistratura, o qual durou um ano, durante esse período só faltei a dois dias de aulas. Pois bem. Após mais de 4 anos que concluir o 3º grau, consegui aprovação nos seguintes concursos: Executor de Mandados da Justiça Federal; Procurador do Estado; Delegado de Policia Civil e Juiz de Direito. Muitos me perguntam o que fazer para ser aprovado em concurso público. Não existe fórmula mágica. Tem que estudar (e muito). Mas estudar, passar em concurso público não significa suprimir lazer, diversão, festas. Existe tempo pra tudo (jogar bola, malhar, ir pra festas), mas é necessário ter disciplina – saber separar uma parte do tempo para estudar. Por exemplo, o indivíduo não vai poder ir pra festa sexta, sábado e domingo. A pegunta que deve ser feita é: “ Sofrer a dor da disciplina ou sofrer a dor do fracasso?”. Resumindo: com resistência, disciplina e fé os objetivos são alcançáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário