quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Feirenses diminuem consumo de peixes após doença misteriosa registrar 52 casos na Bahia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Muitos feirenses deixaram de consumir peixes nos últimos dias após a notícia de que uma doença que já registrou 52 casos na Bahia pode ser causada por um vírus ou uma toxina proveniente do consumo de peixes.

A doença é considerada misteriosa, e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já registrou duas mortes de pessoas que apresentaram os mesmos sintomas de dores musculares intensas, que surgem subitamente no tórax, acompanhadas de urina escura.

Muitas pessoas que comeram peixes apresentaram os sintomas. Em Feira de Santana, os consumidores estão apreensivos e suspenderam o consumo de peixes de seus cardápios.

No Centro de Abastecimento, na tradicional feira do peixe que acontece às segundas e quartas-feiras, houve uma queda considerável nas vendas. Comerciantes de pescados reclamam que o movimento caiu de 10 a 15%, e os clientes que costumam comprar os peixes assiduamente deixaram de consumir o produto nos últimos dias.

A vendedora de peixes Hildete contou que está muito preocupada com a queda no movimento e como irá pagar os fornecedores. De acordo com ela, os peixes vêm de Salvador, e os mais consumidos são a corvina, sardinha e o pampa.

“Os clientes não comentam nada, mas deixaram de comprar depois que saiu a notícia. A mercadoria está toda na casa e o fornecedor vai ter que ter paciência para receber porque as vendas caíram e estamos preocupados com essa situação”, afirmou.

Sandro Remanescente contou que gosta muito de consumir peixes e que mesmo com a notícia da doença misteriosa não deixou de comprar o produto. “Mesmo assim eu vou continuar comprando os peixes. Gosto muito do bagre, surubim, sardinha e corvina”, acrescentou.

Até o momento nenhum caso da doença misteriosa foi registrado em Feira de Santana.

Informações por Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário