sábado, 14 de abril de 2018

"A eleição da Câmara foi um golpe", disparou Eliude Miranda

Na manhã da última sexta-feira, dia 13, a sessão da Câmara de Vereadores pegou fogo em Serra Preta, após os vereadores de situação serem pegos de surpresa com a eleição da mesa diretiva da casa. A eleição sempre era realizada no mês de Julho, no segundo período legislativo (segundo ano). Mas, em 2006, quando o ex-prefeito Adeil Figueredo Pedreira era o presidente da casa, houve uma mudança no regimento interno, onde a resolução 25/2006 prevê que a eleição da mesa diretiva deverá ser realizada na última sessão do primeiro período legislativo (última sessão do primeiro ano). O problema é que durante todo esse tempo a resolução não vinha sendo obedecida e as eleições aconteceram de maneira irregular. 

Ao tomar conhecimento deste erro, o vereador e presidente da comissão de constituição e justiça, Fabrício de Fidélis (PR), emitiu um parecer solicitando que o presidente Gilmar do Buraco D'água (MDB) corrigisse o erro realizando a eleição imediatamente. Segundo Fabrício, os trâmites legais foram obedecidos rigorosamente e o edital de convocação foi publicado no diário oficial da câmara no último dia 09 do mês em curso. Ainda segundo Fabrício, os vereadores não acompanham as publicações oficiais da casa e por este motivo não tomaram conhecimento da eleição com antecedência.


O assessor jurídico, Dr. Edmilson Azevedo foi a tribuna e disse que foi pego de surpresa com a eleição e que não comungava com tais atitudes. Edmilson ainda pediu exoneração do cargo durante a sessão. 

O nosso Blog procurou o vereador petista Eliude Miranda e conversou acerca do assunto. Eliude qualificou a eleição como um golpe e afirma que os vereadores rasgaram o regimento interno da casa em uma atitude viciosa. "Nós intitulamos esse processo viciado que aconteceu na câmara de vereadores como golpe, e não tem outra nome a dar. Os vereadores de oposição rasgaram o regimento interno. E isso acontece justamente no momento em que vivemos uma fragilidade muito grande na democracia brasileira, onde nós assistimos a constituição ser rasgada por aqueles que deveriam preservá-la. E aí, nos deparamos com a antecipação da eleição da câmara de forma inconstitucional e arbitrária", disse Eliude.  O petista ainda afirmou que a oposição não precisava agir dessa maneira, pois teoricamente eles contam com a maioria dos votos e, com certeza conseguiria a vitória de qualquer maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário